segunda-feira, 31 de outubro de 2011

CHAPA 1: Vitória do CRESS Paraíba!

Não, ainda não foram contados os votos! Contudo, a Chapa 1, “CRESS na Luta, Forte e Independente!”, carrega no peito o sentimento de dever cumprido. Um grupo de jovens assistentes sociais tomados pelo sentimento de mudança e acompanhados por experientes profissionais, formaram a Chapa 1. Fomos, e somos, bem mais que os 18 integrantes da chapa.

Desde o começo do processo eleitoral dizíamos que essa eleição seria histórica, que teríamos o dobro do quórum eleitoral, mas não fazíamos tal afirmação pelo fato de existir duas chapas. Nossa avaliação de que teríamos um processo eleitoral participativo era decorrente da nossa campanha eleitoral. Passamos em dezenas de instituições, visitamos diversas cidades, do litoral ao sertão, realizamos debates e transformamos essa campanha em atividade prática ao denunciarmos as diversas arbitrariedades encontradas durante nossa jornada.

A pressão para que um dos integrantes de nossa chapa retirasse o nome do processo eleitoral (substituído no mesmo dia) acabou acarretando a saída de um dos nomes da outra chapa concorrente. Da mesma forma, os outros acontecimentos relatados durante o processo levaram dezenas de assistentes sociais a aderir a campanha da Chapa 1, mesmo que alguns fizessem esse movimento silenciosamente.

No momento que fechávamos as urnas tivemos a oportunidade de conversar com uma das assistentes sociais mais experientes em CRESS na Paraíba, a colega nos contava que há exatos 24 anos, pela primeira (e única) vez, duas chapas estavam inscritas no processo eleitoral. Era o primeiro processo eleitoral após a desvinculação do CRAS Pernambuco, em 1987. Detalhe, na oportunidade a oposição foi vitoriosa.

Dizemos que somos vitoriosos pelo fato da nossa campanha ter contado não só com @s integrantes de nossa chapa, ou mesmo apenas por assistentes sociais. Tod@s aqueles que atualmente lutam contra a privatização/terceirização das políticas públicas fizeram a campanha da Chapa 1 – “CRESS na Luta, Forte e Independente!”.

Participamos das Conferências de Assistência Social e Saúde, distribuímos manifestos, fizemos intervenções extremamente qualificadas, dissemos em alto e bom som que o Conselho Regional de Serviço Social não deve limitar-se a questões administrativas do Conselho, mas participar ativamente das lutas sociais em defesa dos direitos do povo.

Estamos bem próximos de obter o dobro dos votos necessários para o quórum eleitoral, fizemos e faremos muita história. Hoje já são aproximadamente 320 votos, as urnas estão em posse de uma empresa de segurança e os votos vindos do sertão na sede do CRESS. A apuração será realizada no dia 18 de novembro, às 16h, na sede da entidade.

Obviamente acreditamos que a Chapa 1 – “CRESS na Luta, Forte e Independente!” tenha o maior número de votos, mas independente do resultado das urnas já nos sentimos vitoriosos, não “apenas” pelo trabalho que desenvolvemos, mas principalmente pelo apoio e trabalho de muit@s outr@s que visivelmente querem um “CRESS na Luta, Forte e Independente!”

Agradecemos pelo apoio e dedicação d@s divers@s assistentes sociais que estiveram ao nosso lado nas eleições. Sabemos que, independente do processo eleitoral, seguimos juntos na defesa do Projeto Ético-Político do Serviço Social, isso é o que nos fortalece.

Esperamos que seja permitido aos/as assistentes sociais da Paraíba decidirem sobre os rumos do CRESS/PB. No dia 18 de novembro saberemos qual projeto sairá vitorioso na Paraíba!

Muito obrigado pela campanha coletiva e pelos votos de confiança na Chapa 1!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que pensa sobre o assunto?