segunda-feira, 31 de outubro de 2011

CHAPA 1: Vitória do CRESS Paraíba!

Não, ainda não foram contados os votos! Contudo, a Chapa 1, “CRESS na Luta, Forte e Independente!”, carrega no peito o sentimento de dever cumprido. Um grupo de jovens assistentes sociais tomados pelo sentimento de mudança e acompanhados por experientes profissionais, formaram a Chapa 1. Fomos, e somos, bem mais que os 18 integrantes da chapa.

Desde o começo do processo eleitoral dizíamos que essa eleição seria histórica, que teríamos o dobro do quórum eleitoral, mas não fazíamos tal afirmação pelo fato de existir duas chapas. Nossa avaliação de que teríamos um processo eleitoral participativo era decorrente da nossa campanha eleitoral. Passamos em dezenas de instituições, visitamos diversas cidades, do litoral ao sertão, realizamos debates e transformamos essa campanha em atividade prática ao denunciarmos as diversas arbitrariedades encontradas durante nossa jornada.

A pressão para que um dos integrantes de nossa chapa retirasse o nome do processo eleitoral (substituído no mesmo dia) acabou acarretando a saída de um dos nomes da outra chapa concorrente. Da mesma forma, os outros acontecimentos relatados durante o processo levaram dezenas de assistentes sociais a aderir a campanha da Chapa 1, mesmo que alguns fizessem esse movimento silenciosamente.

No momento que fechávamos as urnas tivemos a oportunidade de conversar com uma das assistentes sociais mais experientes em CRESS na Paraíba, a colega nos contava que há exatos 24 anos, pela primeira (e única) vez, duas chapas estavam inscritas no processo eleitoral. Era o primeiro processo eleitoral após a desvinculação do CRAS Pernambuco, em 1987. Detalhe, na oportunidade a oposição foi vitoriosa.

Dizemos que somos vitoriosos pelo fato da nossa campanha ter contado não só com @s integrantes de nossa chapa, ou mesmo apenas por assistentes sociais. Tod@s aqueles que atualmente lutam contra a privatização/terceirização das políticas públicas fizeram a campanha da Chapa 1 – “CRESS na Luta, Forte e Independente!”.

Participamos das Conferências de Assistência Social e Saúde, distribuímos manifestos, fizemos intervenções extremamente qualificadas, dissemos em alto e bom som que o Conselho Regional de Serviço Social não deve limitar-se a questões administrativas do Conselho, mas participar ativamente das lutas sociais em defesa dos direitos do povo.

Estamos bem próximos de obter o dobro dos votos necessários para o quórum eleitoral, fizemos e faremos muita história. Hoje já são aproximadamente 320 votos, as urnas estão em posse de uma empresa de segurança e os votos vindos do sertão na sede do CRESS. A apuração será realizada no dia 18 de novembro, às 16h, na sede da entidade.

Obviamente acreditamos que a Chapa 1 – “CRESS na Luta, Forte e Independente!” tenha o maior número de votos, mas independente do resultado das urnas já nos sentimos vitoriosos, não “apenas” pelo trabalho que desenvolvemos, mas principalmente pelo apoio e trabalho de muit@s outr@s que visivelmente querem um “CRESS na Luta, Forte e Independente!”

Agradecemos pelo apoio e dedicação d@s divers@s assistentes sociais que estiveram ao nosso lado nas eleições. Sabemos que, independente do processo eleitoral, seguimos juntos na defesa do Projeto Ético-Político do Serviço Social, isso é o que nos fortalece.

Esperamos que seja permitido aos/as assistentes sociais da Paraíba decidirem sobre os rumos do CRESS/PB. No dia 18 de novembro saberemos qual projeto sairá vitorioso na Paraíba!

Muito obrigado pela campanha coletiva e pelos votos de confiança na Chapa 1!

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Assistentes Sociais do Interior Terão Direito a Voto!

Colegas assistentes sociais,

Apesar do parecer que segue nessa postagem (Comissão Eleitoral Regional), comunicamos que a comissão eleitoral nacional colocou-se favorável a não iniciar a apuração dos votos no dia 27 de outubro após o horário da votação. Dessa forma, fica garantido o direito a voto d@s assistentes sociais do interior que votam por conrespondência e, devido a greve dos correios, ainda não receberam sua cédula de votação. É com muita felicidade que comunicamos essa notícia, @s colegas terão mais tempo para receber e postar seus votos.

Ainda quanto aos profissionais do interior, sabemos que muit@s colegas estarão em João Pessoa para participar da Conferência Estadual da Assistência Social, nosso entendimento é de que @s profissionais podem aproveitar a oportunidade e votar na sede do CRESS. Faremos essa solicitação por escrito à comissão eleitoral.

Quanto a realização de um debate entre as chapas, é uma pena que a comissão tenha tido o entendimento que não é sua função organizar!

Forte abraço - Somos tod@s Chapa 1!

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Chapa 1 no Sertão e em Bayeux!

A Chapa 1 “CRESS na Luta, Forte e Independente!”, entendendo que o CRESS/PB precisa ser mais próximo dos assistentes sociais, passou a buscar essa aproximação já durante a campanha. Entre tantas cidades visitadas gostaríamos de destacar nossa ida ao Sertão (Patos, Itaporanga, Piancó, Cajazeiras e Sousa) e o dia de hoje (17 de outubro) em Bayuex.

No sertão tivemos a oportunidade de visitar hospitais, CREAS, CRAS, CAPS, Ministério Público, Centros Sociais Urbanos, entre outros tantos espaços de atuação d@s assistentes sociais. A receptividade d@s profissionais foi algo realmente animador, tod@s com a CHAPA 1. Em Cajazeiras fomos muito bem recebidos na Rádio Patamuté, onde fomos entrevistados pelo radialista Kaliel Conrado no programa “Linha de Frente”. No município de Sousa fizemos uma apresentação da CHAPA 1 no auditório da Universidade Federal de Capina Grande.

Além da ótima receptividade e das demais atividades positivas, alguns elementos negativos encontrados em nossa visita ao Sertão precisam ser apresentados, vamos por instituição:

CREAS Estadual (Itaporanga e Cajazeiras) – O espaço de trabalho do assistente social não condiz com a Resolução CFESS nº 493, soma-se a isso o fato de não possuírem transporte para visitar as cidades vizinhas e a dificuldade em receber os recursos que deveriam ser mensais;

Hospital (Patos) – Os profissionais ainda são obrigados a informar o óbito.

Após nosso retorno a grande João Pessoa, em visita a Bayeux, constatamos um total desrespeito a Lei Federal das 30h de trabalho sem redução dos salários, além de uma diferenciação descabida entre @s assistentes sociais concursados e @s contratados.

Precisamos de um “CRESS na Luta, Forte e Independente!”

domingo, 16 de outubro de 2011

Participação do Interior e Debate entre as Chapas!

Em respeito aos profissionais do interior e ao debate político, a Chapa 1 "CRESS na Luta, Forte e Independente!" protocolou, na sede do CRESS, às 12h12min do dia 13 de outubro, o seguinte requerimento:

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Novos Apoios p/ Chapa 1.

Mais duas professoras do Curso de Serviço Social da UFPB aderem publicamente a campanha da Chapa 1- "CRESS na Luta, Forte e Independente!", agora são 08 professoras/es!

Luciana Cantalice (Professora UFPB)
Maria Augusta Tavares (Professora UFPB)

Após a adesão do Movimento do Espírito Lilás (MEL) e Sindicato dos Trabalhadores dos Trabalhadores dos Correios da Paraíba (SINTECT/PB) é a vez do Sindicato dos Trabalhadores de Bayeux (SINTRAMB) e do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência (SINDSPREV/PB) aderirem a campanha da Chapa 1 - "CRESS na Luta, Forte e Independente!"

Seja você também mais um/a assistente social ou entidade a apoiar a Chapa 1 - "CRESS na Luta, Forte e Independente!"

terça-feira, 11 de outubro de 2011

PRÓXIMA REUNIÃO E CARTA DENÚNCIA AO MPT

Antes de qualquer coisa, gostaríamos de declarar nossa alegria diante das inúmeras declarações de apoio recebidas por nossa chapa durante a passagem nas instituições. A campanha apenas começou e para Chapa 1 “CRESS na Luta, Forte e Independente!” é muito mais que pedir votos, é expor as mazelas sofridas pela categoria e denunciar as irregularidades. Seremos breves, um convite e um encaminhamento:

  1. CONVITE- Amanhã (12/10/2011), às 10h, estaremos realizando uma reunião de avaliação da Campanha e organizaremos a continuidade do diálogo com @s assistentes sociais;
  2. ENCAMINHAMENTO- Durante nossa campanha inúmeras denúncias estão sendo realizadas pel@s profissionais, desde o distanciamento da estrutura da assistência social das resoluções do CNAS até o assédio moral sofrido no cotidiano. Apesar das tantas irregularidades, uma nos parece mais urgente, os ataques realizados pelo Governo do Estado aos assistentes sociais da saúde, como não bastasse fisioterapeutas e sociólogos coordenando o Serviço Social - em completo desrespeito a Lei de Regulamentação da Profissão, na última semana a lei das 30h vem sofrendo fortes ataques. Em nossa reunião vamos estruturar uma denúncia e pretendemos formalizar junto ao Ministério Público do Trabalho. Envie sua denúncia para nosso e-mail: cressnalutaforteeindependente@hotmail.com
A Chapa 1 “CRESS na Luta, Forte e Independente!” apoia a campanha nacional em defesa das 30h estruturada pelo CFESS, essa luta é de tod@s!

domingo, 9 de outubro de 2011

Seguimos com nossa camapanha! Seguimos com nossas denúcias!

Sendo bem objetivos, durante nossa campanha em Campina Grande uma série de denúncias foram feitas ao nosso grupo, algumas, segundo as Assistentes Sociais, já oficializadas junto ao CRESS/PB e sem respostas até o momento. Enumeremos algumas das denúncias recebidas:

1. Central telefônica na sala do Serviço Social;
2. Socióloga coordenando o setor de Serviço Social;
3. Lei das 30h horas sendo desrespeita.

Entre as conversas realizadas, algumas profissionais afirmaram haver outras denúncias, mas que só as fariam aos órgão competentes.

Vamos fortalecer nosso CRESS, vamos fortalecer o Serviço Social!

sábado, 8 de outubro de 2011

Assistentes Sociais do Interior da Paraíba Declaram Apoio a Chapa 1

PRINCESA ISABEL (MARCIA ANDRADE, FLAVIA DANTAS)
TAVARES (CHARLANE MARINHO)
MANAIRA (FLAVIA DANTAS)
SÃO MAMEDE (FATIMA ALVES, TALITA ALVES, MORGANA, SILVIA RENATA)

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Mais companheiras apoiando a Chapa 1- "CRESS na Luta, Forte e Independente!"

Elaine Behring (Presidente CFESS 1999/2002 – ABEPSS 2010/2011)
Ivanete Boschetti (Presidente CFESS- Gestão 2008/2011)

Gestão CFESS 'Atitude Crítica para Avançar na Luta' (2008/2011)
Silvana Mara (RN)
Sâmbara Paula Ribeiro (CE)
Rodriane de Oliveira Souza (RJ)
Tânia Godoi Diniz (SP)

Universidade Federal da Paraíba
Cláudia Gomes (Professora UFPB);
Elisangela Inácio (Professora UFPB).

Declare seu apoio: mande seu vídeo, gravação de voz, texto, ou simplesmente seu nome para cressnalutaforteeindependente@hotmail.com

Forte Abraço
@CRESSFORTE

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

PARTICIPEM DO PROCESSO ELEITORAL DO CRESS/PB



  1. Caso esteja viajando nos dias do processo eleitoral, entre em contato com o CRESS/PB até a sexta, dia 07 de outubro, e pergunte como poderá garantir seu direito de votar;
  2. Caso esteja em débito com o CRESS, para ter direito a voto, é preciso negociar o débito e pagar a primeira parcela. No dia da votação leve seu comprovante de pagamento, pois pode ser que o sistema do banco não repasse as informações ao CRESS.

Lembrem, no dia 26 e 27 de outubro contamos com seu apoio para votar na Chapa 1- “CRESS na Luta, Forte e Independente!”


CAMPANHA ATIVA!

A Chapa 1 “CRESS na Luta, Forte e Independente!” esteve no Trauma para fazer campanha e constatou que diversos profissionais haviam sido coagidos à participar de ato na assembléia legislativa junto a Cruz Vermelha, gesto esse que pode ser caracterizado como Assédio Moral.

Na mesma unidade visitada tivemos a notícia de que a profissional que coordena o Serviço Social é uma fisioterapeuta, contrariando a Lei de Regulamentação da Profissão. Como se não bastasse, a administração do Trauma fez com que profissionais lotados na unidade fossem trabalhar em hospitais privados, caracterizando a porta dupla e desvio de recursos públicos para iniciativa privada.

Em outras unidades visitadas as profissionais denunciam que a Lei das 30h e a Resolução CFESS 493 (Condições éticas e técnicas para o trabalho profissional) estão sendo violadas. A categoria e suas entidades representativas precisam mobilizar e pressionar para que esses direitos sejam garantidos.

A legalidade dessas informações precisa ser averiguada!

sábado, 1 de outubro de 2011

Violência Sexual e Insegurança na UFPB!

Texto recebido do Centro Acadêmico de Serviço Social da UFPB...

EM TEMPOS DE VIOLÊNCIA, DE GRANDE DESRESPONSABILIZAÇÃO DO ESTADO NO PROVIMENTO DE UMA EFETIVA SEGURANÇA PÚBLICA, A SOCIEDADE É CADA VEZ MAIS VITIMIZADA.

NA ÚLTIMA SEXTA-FEIRA DIA 30 DE SETEMBRO, POR VOLTA DO MEIO-DIA UMA UNIVERSITÁRIA DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL DA UFPB FOI ABUSADA SEXUALMENTE PRÓXIMO AO CAMPUS DA UFPB, VIOLÊNCIA QUE NÃO SE APRESENTA DE FORMA ISOLADA, OCORRENDO DIVERSOS INCIDENTES TAMBÉM DENTRO DA PRÓPRIA UNIVERSIDADE.

COM O OBJETIVO DE PROTESTAR CONTRA TAL VIOLÊNCIA E DE EXIRGIRMOS TANTO DA REITORIA DA UFPB COMO TAMBÉM DO PRÓPRIO ESTADO RESPOSTAS CONCRETAS E IMEDIATAS, O CENTRO ACADÊMICO DE SERVIÇO SOCIAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA, JUNTAMENTE COM A CHAPA 1 DO CRESS -PB, MOVIMENTOS SOCIAIS, DEPARTAMENTO E COORDENAÇÃO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL DA UFPB, CONVIDAM A TOD@S PARA:

ATO PÚBLICO CONTRA FALTA DE SEGURANÇA E COMBATE A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

DATA: 04 DE OUTUBRO (TERÇA-FEIRA)

CONCENTRAÇÃO: 12:00HS NA PRAÇA DA ALEGRIA NA UFPB

ATO: 13:00HS CAMINHADA PELA AVENIDA PRINCIPAL DE ACESSO A UFPB

LEVEM APITOS, FAIXAS E CARTAZES.

DIVULGUEM AMPLAMENTE